18 de fev de 2009


"American Music”.
Autor: Annie Leibovitz.
Editora: Random House
Quanto: Preço médio R$ 170,00.

Pedras que rolam não criam musgo...

A música sempre esteve presente em minha vida. De forma casual ou profissional, sempre em grandes momentos, ela se fez marcante. E com a fotografia não foi diferente. Poderia até dizer que, se hoje, eu tenho uma intensa relação de amor com a fotografia, o meu cupido foi a música! Foi pela música que eu comecei a fotografar.

Com o passar dos anos a busca de referências fotográficas me levaram a descobrir nomes sagrados como Ross Halfin, Steve Gullick, Bob Gruen, Lynn Goldsmith, entre tantos outros. Mestres que marcaram o mundo da música com seus registros incríveis, deixando um legado para gerações e gerações de fotógrafos. Resolvi falar um pouco sobre a carreira de cada um desses nesse espaço, começando com uma fotógrafa que me influenciou, tanto pela genialidade, quanto pela história de vida: Annie Leibovitz.

Nascida em 02 de outubro de 1949, em Waterbury, Connecticut, Annie Leibovitz encontrou a fotografia enquanto estudava pintura no ‘San Francisco Art Institute’. Começou a carreira no início dos anos 70, aos 24 anos, no jornal (depois revista) "Rolling Stone", onde, por mais de uma década de trabalho, deixou um legado de 142 capas. E que legado! Hoje, Leibovitz virou celebridade depois de trabalhar para as revistas "Vanity Fair" e "Vogue", mas essa história eu conto em outro momento.

Em busca das raízes

Mas por que, depois de tanto tempo e reconhecimento, Annie Leibovitz criou a série "American Music"? Ela mesma explica: "Um desejo de retornar ao meu assunto original e olhar para ele com um olhar maduro."

Em busca das suas raízes, entre 1999 e 2001 fez um ambicioso percurso fotográfico, começando pelo Delta do Mississipi, passando pela Louisiana, Tennessee, Missouri, Texas, Califórnia, Flórida, New York City, New Jersey, fotografando ícones do blues, bluegrass, country, jazz, rock, folk, hip-hop, punk rock e rap.


Clicou músicos como BB King, Beck, Brian Wilson, Dan Zanes, Emmylou Harris, Hank Williams, Iggy Pop, John Frusciante, Johnnie Billington, Roseanne e Johnny Cash, June Carter Cash, Lou Reed, Laurie Anderson, Lucinda Williams, Mary J. Blige, Michael Stipe, Norah Jones, Patti Smith, Ryan Adams, The Roots, The White Stripes e Willie Nelson em estúdios de ensaio e gravação, na intimidade da suas casas, nas salas de estar, lounges, igrejas, automóveis, piscinas e até no meio da rua.

"American Music" abrange quase um século de criatividade musical. Fotos em cores e em preto e branco dão a este livro, tanto um ar nostálgico como de vanguarda, transformando-o em uma obra essencial para qualquer amante da fotografia e da música.

Imperdível!

Nenhum comentário: